A leitura de qualquer material é um fardo para a maioria das pessoas e isso tem sido motivo de desistência de alguns planos e até mesmo de prejuízo nos estudos. Tá aí uma coisa que todo mundo relaciona, a habilidade da leitura com a responsabilidade de estudar.
Este artigo afirma, categoricamente que, ler não é estudar. Isso mesmo, ler é uma habilidade que está conectada ao ato de estudar, mas, isoladamente não tem esse papel. Vamos por parte, quando lemos algum material ou um livro, entramos em contato com a literatura que faz parte de uma ação prazerosa ou de cunho formativo. Já, quando estudamos, avaliamos, criticamos, interpretamos o que, anteriormente, lemos. Portanto, estudar é reler e aplicar alguma estratégia de coleta de dados ou entendimentos daquele conteúdo acumulado. Resumindo, o ato de estudar está na releitura. Mas, quando e onde aprendemos sobre releitura estratégica? Passamos uma boa parte de nossa vida no banco da escola e os hábitos de leitura que portamos, ainda, são da época da escola primária, onde aprendemos a ler letra por letra, linha a linha e seguir um formato verticalizado de leitura. Eles não servem mais para a atualização na vida profissional, foi bom para concluir as tarefas da escola e precisam ser substituídos. Da mesma forma que deixou as chinelas e aprendeu a andar de salto, chegou a hora de deixar a leitura singular e aprender a leitura estratégica, baseada em metodologia científica cuja primeira, de cinco fases é a leitura exploratória.
Espero que tente aplicar esses passos a sua próxima leitura, verá o quento ganhará em tempo e clareza do livro que estiver em mãos. Aviso que, a leitura exploratória é melhor aproveitada quando se tem um volume grande de livros acumulados, caso não tenha serve para uma experiência especial. Boa nova leitura! Ref: GIL, Antônio Carlos, 2015.
Este artigo afirma, categoricamente que, ler não é estudar. Isso mesmo, ler é uma habilidade que está conectada ao ato de estudar, mas, isoladamente não tem esse papel. Vamos por parte, quando lemos algum material ou um livro, entramos em contato com a literatura que faz parte de uma ação prazerosa ou de cunho formativo. Já, quando estudamos, avaliamos, criticamos, interpretamos o que, anteriormente, lemos. Portanto, estudar é reler e aplicar alguma estratégia de coleta de dados ou entendimentos daquele conteúdo acumulado. Resumindo, o ato de estudar está na releitura. Mas, quando e onde aprendemos sobre releitura estratégica? Passamos uma boa parte de nossa vida no banco da escola e os hábitos de leitura que portamos, ainda, são da época da escola primária, onde aprendemos a ler letra por letra, linha a linha e seguir um formato verticalizado de leitura. Eles não servem mais para a atualização na vida profissional, foi bom para concluir as tarefas da escola e precisam ser substituídos. Da mesma forma que deixou as chinelas e aprendeu a andar de salto, chegou a hora de deixar a leitura singular e aprender a leitura estratégica, baseada em metodologia científica cuja primeira, de cinco fases é a leitura exploratória.
Espero que tente aplicar esses passos a sua próxima leitura, verá o quento ganhará em tempo e clareza do livro que estiver em mãos. Aviso que, a leitura exploratória é melhor aproveitada quando se tem um volume grande de livros acumulados, caso não tenha serve para uma experiência especial. Boa nova leitura! Ref: GIL, Antônio Carlos, 2015.
Comentários
Postar um comentário
Gostei de saber que gosta de questionar o mundo! Aguarde minha resposta, que será breve!